Muito se diz a respeito da manteiga, que ela “aumenta o colesterol e faz engordar”. Mas, realmente, quais são os benefícios ou malefícios do seu consumo? Por se tratar de um derivado do leite, a manteiga é a única matéria gorda que disponibiliza uma alta concentração de vitamina A, além das vitaminas D e E em menor quantidade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, é recomendado na alimentação que as gorduras forneçam cerca de 30% das nossas calorias diárias. Dessa forma, consumida na medida certa a manteiga não oferece malefícios ao organismo. Para um adulto é estabelecido o consumo de 20g de manteiga por dia, já para o adolescente e mulheres grávidas ou em período de amamentação a quantidade aumenta para 30g por dia.
A manteiga é um alimento de fácil digestão e seu tempo de permanência no estômago é menor que de outras gorduras, por isso ela não precisa ser excluída da dieta alimentar em casos de doenças no aparelho digestivo. A ingestão do alimento é indispensável na criança e no adolescente por fornecer constituintes indispensáveis à formação do sistema nervoso.
No caso dos desportistas, profissionais ou amadores, a manteiga participa de uma dieta equilibrada e é rapidamente metabolizada, para os idosos é recomendada pela sua fácil digestão e teor de vitamina A. Além de todos esses benefícios, o consumo da manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes presentes em outros alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário