Páginas

CAPIL-Cooperativa Agro-Pecuária de Itaperuna Ltda

O leite nosso de cada dia!

Produtos Prata

Produtos Prata
Porque a vida vale ouro.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Quem erradica a aftosa é você...


 O que é aftosa?
A febre aftosa é uma doença grave que ataca bovinos, caprinos, ovinos,  suínos e bubalinos. Sua transmissão acontece através do contato com animal doente através do ar, fezes, saliva e do leite. Pessoas que lidam com animais podem transmitir a doença.
 Quais seus sintomas?
Os principais são:
- Aftas na língua;
- Febre;
- Baba em excesso;
- Lesões no casco;
- Lesões nas tetas;
 A partir de qual idade o animal deve ser vacinado? 
A vacinação deve acontecer já no primeiro dia de vida do animal e depois, a cada 6 meses uma nova dose deve ser aplicada.
 Quando devo comprar a vacina?
As vacinas só podem ser compradas nos meses de vacinação: maio e novembro. O bom acondicionamento da vacina garante sua eficacia por isso quanto menor o tempo compra e aplicação, menores são os riscos de adulteração e melhores são os resultados
 Como devo guardar a vacina? 
A vacina deve ser guardada no refrigerador em temperatura que varia de 2º a 8ºC. Nunca coloque a vacina no frezzer ou congelador e use sempre isopor com gelo para transportar.
 Quando devo aplicar a vacina e qual a dosagem?
A vacina deve ser aplicada na tabua do pescoço, preferencialmente intramuscular. A dosagem é de 5ml. Lembre-se ao abastecer a seringa, evite os raios solares e confira sempre a data de validade da vacina que está usando.
 Que cuidados devo tomar durante a vacinação?
- Amarre bem o animal;
- Limpe o local da aplicação;
- Se a vacina vazar, aplique outra dosagem;
- Use agulhas 15x18 nos animais maiores, e 15x15 nos animais menores.
 Quando devo trocar a agulha?
- Trocar agulha a cada 10 animais;
Esterilizar as seringas e agulhas;
- Só usar agulhas afiadas.
Por que devo guardar a nota fiscal da vacina?
Toda nota fiscal é importante. A nota de compra da vacina deve ser guardada e apresentada na Secretaria  de Agricultura do seu município. Sem ela, não é possível  fazer a declaração da vacinação. E sem declaração o criador não pode tirar a GTA e sem a GTA não pode transportar nem comercializar animais. A declaração deve ser feita no máximo 10 dias após o término da etapa da campanha.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Tudo sobre o leite

Desde que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) organizou o primeiro Dia Mundial do Leite ( 01 DE JUNHO), muitos países se somaram a esta celebração. O organismo criou esta data com o objetivo de demonstrar ao mundo a importância dos produtos lácteos e publicitar atividades relacionadas com o leite e a indústria leiteira. O fato de que muitos países se tenham unido a esta instância celebrando-a exatamente no mesmo dia, mostra que se trata de um alimento valorizado de forma mundial.

O leite contém aproximadamente 87% de água, é uma mistura homogênea de diferentes substâncias, umas em emulsão, como as gorduras e outras dissolvidas como a lactose, as vitaminas hidrosolúveis, proteínas , sais, etc. A gordura é seu componente mais variável, pois há grande diferença conforme a raças e também as diversas estações do ano. Sua composição química também é variável segundo a raça da vaca, época do ano e o tipo de alimentação. 

O leite de uma vaca leiteira se compõe de aproximadamente:
Água ............ 88% a 90% 3,5% a 4%
Gorduras ....... 2,9% a 3,5%
lactose ......... 4,5% a 5%
Sais Minerais: Sódio 30 mg. Fósforo 90 mg. Potássio140 mg. Cálcio125 mg. Cloro 105 mg. E outros como Ferro, Cobre...
Seu pH é ligeiramente ácido, comprendido entre 6,6 e 6,8.
Também é um meio biológico. O leite fresco in natura contém células sanguíneas e mamárias (até 30.000 por ml) e fauna microbiológica (até 50.000 por ml).


PROPRIEDADES NUTRICIONAIS
Sua diversificada composição, em que entram proteínas ( caseína, albumina...), gorduras (rico em ácidos graxos saturados, os triglicérides) e glicídeos (lactose, "açúcar" específico do leite) o tornam em um alimento realmente completo.
Além disto o leite é rico em vitaminas (vitaminas A, B, D3, E). A vitamina D é responsável pela fixação do fosfato de calcio a dentes e ossos, sendo por este motivo especialmente recomendado para crianças, adolescentes e idosos.
O leite possui um ácido graxo insaturado (ácido linoleico conjugado) o qual tem se demostrado como inibidor de vários tipos de câncer em provas realizadas com ratos, e também tem eliminado câncer de pele humana em estudos in vitro. Pode também contribuir para diminuir o colesterol e prevenir a arterioesclerose. Estes ácidos graxos benéficos se encontram em maior quantidade no leite de vacas alimentadas em pastagens.
Um copo de 250 ml possui a quantidade diária recomendada de:
· Cálcio............. 44%
· Vitamina A...... 20%
· Vitamina D...... 50%
O leite cru não deve ser consumido ou comercializado, pois é muito suscetível de contaminação, por isto, um leite com garantia de salubridade deve ser oriundo da ordenha ininterrupta com métodos modernos de sucção, no qual não há contato físico com o leite. Depois de sua ordenha deve ser refrigerado e armazenado em tanques refrigerados até seu transporte em tanques isolantes até as usinas de beneficiamento.
Na usinas de beneficiamento e laticínios, são feitas análises do leite antes de sua descarga para ver se cumpre algumas características ótimas para seu consumo.
Entre as análises que sofre, estão os testes fisicoquímicos para ver sua composição em gorduras e extrato seco, entre outros parâmetros, para detectar possíveis fraudes com água, os organolépticos para detectar sabores estranhos e os bacteriológicos, que detectam as bacterias patogênicas e a presença de antibióticos. Estes passam para o leite vindos de vacas em tratamento veterinário e por sua vez podem passar para o consumidor. O leite que não cumpre com os requisitos de qualidade, deve ser descartado.
Uma vez comprovado seu estado ótimo, é armazenado em tanques e depois pasteurizado e envasado para o mercado consumidor.


Antes de ser envasado, o leite sofre diferentes procesos físico-térmicos segundo seu destino. Estes são, entre outros, os mais importantes:
· Desnatado ou semi desnatado: é um processo físico que consiste na separação por centrifugação da matéria gorda do restante do leite, separando de um lado a nata o creme e de outro o leite desnatado ou semi desnatado.

· Pasteurização: é um processo térmico destinado a provocar a eliminação de organismos patógenos ou inócuos. Uma das técnicas de pasteurização moderna consiste em aquecer o leite a 80ºC durante um tempo de 30 segundos. Este aquecimento deve ser seguido de um rápido esfriamento a 4ºC. Esta pasteurização garante a destruição de microorganismos e de todos os germes e não altera sensivelmente o sabor.

Diferentes tipos de apresentação do leite no mercado

A apresentação do leite no mercado pode variar muito, podemos alterar suas propriedades para satisfazer preferências e necessidades dos consumidores.
Uma alteração muito comum está em desidratar o leite para facilitar seu tranporte e armazenagem. Também é usual reduzir o teor de gordura, aumentar o de cálcio e agregar sabores.
Os requisitos que deve cumprir um produto para classificar as diferentes categorías variam muito de acordo com a definição de cada país:
·        integral: é o leite que possui um conteúdo em gordura igual ou superior a 3.2%.
· Leite desnatado: com um conteúdo de gordura inferior a 0.3%.


quinta-feira, 22 de maio de 2014

No último dia 18 de maio (domingo), nosso Diretor Financeiro Carlos Zacarias Tostes esteve visitando a Expo Barbacena em Barbacena - MG, onde foi realizado o Concurso Leiteiro de Barbacena, que contou com o apoio do Sindicato Rural de Barbacena, presidido pelo Sr. Renato Martelo, filho do saudoso José Martelo.



terça-feira, 13 de maio de 2014

Estudos confirmam benefícios de leite no café da manhã.

Novos estudos que confirmam a importância de tomar café da manhã indicam que a refeição é ainda melhor se o leite estiver incluído nela --o hábito pode ajudar muito na perda ou na manutenção de peso.

"São dois pequenos passos que poderiam representar uma diferença significativa", disse James O. Hill, pesquisador de questões relacionadas à obesidade, nas conclusões dos relatórios divulgados em Nova York.

Para o especialista, há cada vez mais evidências de que tomar um bom café da manhã com leite pode ser uma solução "poderosa para se ter um peso saudável".

Os estudos indicam que as pessoas que tomam café da manhã, especialmente cereais com leite com baixa gordura, geralmente são mais magras do que aquelas que eliminam as refeições pela manhã ou comem outras coisas.

Além disso, apontam que, a longo prazo, é mais provável que os que tomam café da manhã tenham sucesso na manutenção de um peso saudável. A pesquisa de Hill analisou os hábitos alimentares de cerca de 3.000 adultos do Registro Nacional de Controle de Peso.

Hill citou três experiências clínicas recentes. Nelas, adultos acima do peso que não tomavam leite começaram a incluir três copos diários da bebida em uma dieta de baixas calorias. Após essa mudança de hábito, elas perderam mais peso e mais gordura corporal que os indivíduos que simplesmente reduziram o consumo de calorias, e não tomavam ou bebiam pouco leite.

As pesquisas sugerem que a mistura de nutrientes encontrados no leite, como o cálcio e a proteína, podem melhorar a capacidade do corpo de queimar gordura.

No entanto, apesar da crescente evidência que mostra claramente os benefícios do café da manhã e do leite, cada vez mais mulheres eliminam essa refeição de suas dietas, de acordo com Anne Mixen, gerente de contas da companhia de marketing Grupo NPD.

"Um terço das mulheres adultas de 18 a 44 anos de idade eliminam definitivamente o café da manhã ou comem apenas alguma coisa", disse a especialista. Quando não tomam café da manhã em casa e optam por comer no caminho para o trabalho, as mulheres costumam escolher sanduíches e bolos. De qualquer forma, poucas vezes esses cafés da manhã fora de casa incluem cereais, e o leite é substituído por café, suco ou refrigerantes.

De acordo com a empresa de consultoria em nutrição Elizabeth Somer, "dois dos erros mais comuns quanto à dieta cometidos pelas mulheres que estão tentando perder peso consistem em eliminar o café da manhã e evitar os produtos lácteos".

Segundo a empresa, algumas mulheres não tomam café da manhã com o objetivo de reduzir calorias, mas o certo é que "alguns estudos mostram que as pessoas que não fazem uma refeição pela manhã consomem mais calorias durante o dia".

Os hispânicos nos Estados Unidos não escapam dessa tendência. Para a especialista em nutrição Claudia González, é essencial que os hispânicos tenham uma alimentação melhor, já que apresentam altos índices de obesidade e predisposição a doenças como o diabetes e a hipertensão.

"Quando as pessoas querem perder peso, geralmente pensam que precisam eliminar o café da manhã. Isso é um erro grave", disse González.

Segundo um estudo publicado em pelo Programa Educacional dos Processadores de Leite, quanto mais tempo os hispânicos passam nos EUA, pior é a qualidade de sua alimentação. Os resultados dessa pesquisa mostraram que 64% dos entrevistados tinham eliminado o café da manhã de sua dieta após terem se mudado para o país.